Trabalhar por conta própria - dicas importantes





Para auxiliar quem deseja trabalhar por conta própria, criei uma lista com algumas dicas que podem ser úteis no dia a dia:

SEJA CRIATIVO
Muitos obstáculos aparecem quando se inicia um novo negócio, principalmente a questão financeira. Se não puder pagar aluguel de um escritório, trabalhe em casa. Se não puder comprar um computador novo, use o antigo, formate ou desinstale os programas que não serão usados para o seu negócio, etc.... Se não puder pagar gráfica, faça você mesmo sua propaganda imprimindo algumas folhas. Peça ajuda de familiares para divulgar seu negocio.
UTILIZE SOFTWARES LIVRES
Existem bons softwares livres hoje em dia, para todas as necessidades e gostos. Ser livre não significa que não é um bom software. Procure pelos mais populares, pergunte a quem utiliza softwares para o seu negócio. É uma boa opção para quem está começando já que o custo é praticamente zero.
CRIE UMA LOGOMARCA
Faça seu novo cliente notar você. Crie uma logomarca ou peça alguém para desenvolver uma para o seu negócio. Você vai parecer mais profissional e mais fácil de ser lembrado. Coloque-a em seus cartões de visita, site, blog, papel timbrado... crie e fortaleça a sua identidade visual.
FAÇA UM SITE
Hoje em dia, ter um site próprio pode significar novos clientes pois a internet faz seu negócio ter uma visibilidade imensa. Muitos novos e potenciais clientes usam a internet para encontrar parceiros de negócios em seus próximos projetos comerciais. Se não te encontrarem na internet, não saberão que você existe. Não se esqueça de atualizar o seu site regularmente, isso é muito importante.
USE AS REDES SOCIAIS
Muitos relacionamentos são feitos através de redes sociais, onde você poderá captar novos clientes e parceiros. Participe de fóruns relacionados ao seu negócio, tenha vídeos no Youtube, cadastre-se no twitter, orkut, facebook, etc... Divulgue seu negócio em todos os canais que puder encontrar, mas muito cuidado para não ser identificado como SPAM.
ORGANIZE SEU HORÁRIO DE TRABALHO
É importante seguir regras. Se você decidiu trabalhar entre 8hs as 18hs com intervalo para almoço de uma hora, faça desse horário a sua rotina. Prometa a si mesmo de cumprir com seus horários. Reserve um tempo para ler o jornal e emails. Use a internet somente o necessário. Uma vez ou outra, permita-se trabalhar algumas horas extras para não perder o prazo de entrega. Mas não fuja muito do horário normal estipulado. Seja bom o suficiente em administrar seu tempo.
PLANEJE SEUS PRÓXIMOS DIAS
Tenha sempre uma hora por semana disponível para definir suas metas. Entregar projetos no prazo é importante, por isso, defina prioridades. Esse tempo deve ser usado apenas para coisas relevantes ao seu trabalho.
APARÊNCIA PROFISSIONAL
Ande limpo e arrumado. Atenda seus clientes com respeito. Seja cordial e educado. Não ter patrão não significa que você pode agir ou falar de qualquer maneira.
APRENDA A DIZER NÃO
Se no momento não puder atender a um novo cliente, seja capaz de dizer não. Não tente atender novos clientes se não for capaz de continuar prestando um bom serviço aos seus clientes atuais. É muito mais justo com você e com eles. Ter muitos clientes sem poder atendê-los com qualidade acaba prejudicando sua imagem e, consequentemente, seus ganhos.
GASTE O TEMPO NECESSÁRIO PARA FAZER O MELHOR
Se disse sim a um novo trabalho, faça seu melhor, por mais que demore terminar o serviço. Se fizer seu o seu trabalho pela metade, seu cliente não vai voltar novamente ou você pode correr o risco de perder o contrato com este cliente. Sua reputação com seu cliente é a melhor propaganda que você pode ter. Seus clientes são suas referências, seu futuro depende muito mais deles do que qualquer outro tipo de divulgação. Muitos clientes perguntam sobre suas referências, preste um bom serviço para não ter surpresas, pois ninguém quer um serviço pela metade.
PEÇA UM FEEDBACK
O que seu cliente pensa sobre o seu serviço? Solicite a ele um feedback quando você terminar um projeto. Faça o seu cliente participar mais ativamente, peça orientação sobre como o projeto deve caminhar para não ter que refazer algumas coisas lá na frente.
ANOTE SEMPRE
Sempre que um cliente pedir algo novo, anote. Sempre que surgir uma ótima idéia para melhorar seu atendimento ou seus projetos, anote.
Carregue sempre um bloco de anotações, notebook, ou qualquer outra coisa que possa anotar as suas idéias e as do seu cliente. Isso é muito importante, pois pode ser seu diferencial entre você e sua concorrência.
SEJA HUMILDE, OUÇA SEU CLIENTE
Não seja auto-confiante demais. Ouça o seu cliente ao invés de teimar em colocar seu ponto de vista acima das necessidades dele. Ouça o que seu cliente quer ao invés de manter sua opinião sobre a dele. Isso é importante, pois é ele quem paga o seu salário. Ouça os mais experientes, pois eles estão no mercado há mais tempo. Ninguém nasce especialista. Aprenda. Dê a sua opinião profissional quando necessário e sempre dê ideias que acrescentem às do seu cliente.
RECOMPENSE SEUS CLIENTES
Você precisa recompensar os seus clientes mais ativos. Dê descontos ou ofereça serviços para que ele volte mais vezes. Se o cliente se sentir importante, ele será fiel. Seja positivo quando escrever para ele. Lembre-se sempre de seu cliente. Envie email de feliz aniversario, feliz natal, etc... Esses gestos vão cativar e garantir a satisfação do seu cliente. Ele será sempre a sua melhor propaganda.
MUDANÇA DE AMBIENTE
Se você trabalha em um home-office (casa), sempre que possível almoce fora. Se tiver que agendar alguma reunião, faça em outro lugar. A mudança de ambiente pode lhe dar uma dose extra de criatividade e energia.
TENHA INSPIRAÇÃO
Alguns dias serão bem difíceis. E nessas ocasiões é fundamental que tenha algo para lembrá-lo do motivo pelo qual está trabalhando duro. Isso vai lhe dar energia extra para que um dia difícil não seja tão dificil assim. Coloque um porta retrato de pessoas queridas em sua mesa de trabalho ou alguma foto das férias passadas naquele lugar bacana. Imagine aquela viagem ou aquele carro que pretende comprar. Lembre-se de pensar em coisas boas sempre que pensar em desistir ou deixar a programação do serviço para outro dia.
FAÇA PARCERIAS
Faça contato com outros prestadores de serviço que atendem seu cliente. Se você e o prestador de serviço atendem clientes em um determinado ramo de atividade, façam parceria e mutuamente divulguem os seus serviços. Ofereça pacote de serviços incluindo os do seu parceiro.
ORGANIZE SUAS CONTAS
Defina um dia no mês para pagamentos de contas e recebimentos de seus ganhos. Ou você não vai render o suficiente no seu trabalho. Prepare-se, alguns meses serão difíceis, os ganhos podem ser baixos.Por isso, reserve uma parte da renda mensal para fazer pequenos ajustes.
Espero que essas dicas sejam úteis para você encarar as situações do dia a dia. Certamente você já se deparou ou ainda vai se deparar com muitas dessas situações.



Por: Fernando Medeiros

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