Lacta


A palavra inovação marca a trajetória de sucesso da LACTA, responsável por produtos de sucesso que atravessam gerações, como, por exemplo, os românticos bombons Sonho de Valsa; os deliciosos e coloridos Confeti; o famoso Diamante Negro e a tradicional caixa de bombons sortidos com sua coloração azul.
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A história
A história da tradicional LACTA começou no dia 21 de janeiro de 1912 com a fundação no bairro paulista da Vila Mariana da Societè Anonyme de Chocolats Suisses por um grupo liderado pelo cônsul suíço Achilles Izella, que tinha como objetivo oferecer aos consumidores brasileiros chocolates com a mesma qualidade dos importados. Somente em 1917 foi concedido o registro da marca LACTA, que acabou estampada no primeiro anúncio luminoso instalado na cidade de São Paulo. Pioneira na fabricação de chocolates em escala industrial no Brasil, ao longo dos próximos anos a empresa introduziria no mercado produtos que se tornaram ícones da sociedade brasileira. O primeiro chocolate com crocante, da LACTA, foi lançado em 1938 e batizado simplesmente de Chocolate Lacta. Era ano da Copa do Mundo, e Leônidas da Silva, famoso jogador da Seleção Brasileira, pertencente ao São Paulo Futebol Clube, foi apelidado pela imprensa paulista de Diamante Negro por seu excelente desempenho. Inspirando-se neste episódio, a LACTA colocou o nome de Diamante Negro no recém lançado chocolate em 1940. Porém, para diferenciá-lo do jogador, adotou o símbolo do diamante estilizado em sua embalagem.
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Os tradicionais bombons Sonhos de Valsa foram lançados também em 1938. A primeira embalagem do Sonho de Valsa se resumia em um papel estanho vermelho que envolvia o bombom e depois era recoberto com celofane transparente. Como rótulo, um selo preto central com o nome do produto e o desenho de um violão. Inicialmente o bombom era vendido por quilo somente em bombonières finas e consumido, preferencialmente, por mulheres. A fim de conquistar também o público masculino, em 1942, a embalagem recebeu alguns retoques, com a utilização do papel celofane com a cor maravilha, forte e vibrante. Nos anos seguintes o famoso bombom se tornou símbolo dos casais de namorados e um dos maiores sucesso da LACTA.--
Foi também nesta época, em 1942, que surgiu outro símbolo da LACTA: BIS, uma combinação perfeita de wafer com chocolate ao leite para saborear a qualquer momento. A embalagem de BIS sempre foi praticamente a mesma desde o seu lançamento, com pequenas variações. A cor azul logo se tornou muito marcante para o BIS, e o envoltório em papel laminado produzia um brilho especial. A década de 60 foi marcada por inúmeras novidades, começando pelo desenvolvimento do Ouro Branco (recheado com creme sabor chocolate, flocos de arroz e castanha de caju, envolvido por uma fina camada de wafer e recoberto com chocolate branco), primeiro bombom branco do mercado brasileiro, em 1960; seguido dois anos depois pelo surgimento do Confeti, primeira marca do segmento de pastilhas confeitadas no Brasil, e do Laka, primeiro chocolate branco do mercado brasileiro, que com sua cor e seu delicioso sabor de leite se transformou em um verdadeiro campeão de vendas em sua categoria.
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Em 1983 foi a vez do chocolate Shot, uma combinação perfeita do chocolate ao leite LACTA e amendoins crocantes, estrear no mercado como o primeiro chocolate com amendoim do país. No final desta década, em 1989, a LACTA inovou no mercado brasileiro, se tornando a primeira fabricante de chocolate a transferir suas marcas para os ovos de Páscoa. Em julho de 1992, lançou um chocolate inédito no mercado brasileiro. Feito à base de wafer e com três bombons recheados com delicioso creme de chocolate e avelã, Lancy conquistou os consumidores através do seu sabor e inovação.
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-Em 1996 a empresa americana Kraft Foods assumiu o controle acionário da LACTA, que até então pertencia a família do ex-governador do estado de São Paulo, Adhemar de Barros. Sob o comando da empresa americana, a LACTA começou a inovar e ampliar sua linha de produtos para outras categorias como em 1997 uqnado introduziu no mercado o tradicional chocolate Milka (criado em 1901 na Suíça); ou em junho de 1998, quando a marca Laka aumentou com a chegada do Laka Cereais, onde o sabor do tradicional chocolate foi enriquecido com os cereais. Com a chegada do novo milênio a LACTA não parou de inovar como, por exemplo, o chocolate Trakinas, preparado com chocolate ao leite Lacta, em duas opções de recheios – morango e chocolate – unindo cremosidade e pedaços crocantes de biscoito Trakinas, além de três carinhas estampadas em alto relevo, para diversão da criançada.--Em 2008, muito próximo de comemorar 100 anos de história, a LACTA continuou a inovar e lançar novos sabores para sua linha regular de tabletes, utilizando ingredientes especiais como avelãs, castanhas, passas, amêndoas, crocantes e flocos de arroz. Além disso, trouxe novas e modernas embalagens para toda sua linha de tabletes de 170g, oferecendo um inovador e exclusivo sistema abre-fecha, que mantém toda a cremosidade do delicioso chocolate Lacta mesmo depois de aberto. A iniciativa, inédita no país, vem atender o desejo do consumidor de poder fracionar o consumo de uma barra de chocolate, com a praticidade de guardar o produto no próprio pacote sem perder o sabor e a cremosidade.
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-Ainda neste ano, para manter a liderança no mercado de chocolates e consolidar a marca LACTA no segmento de tabletes, a empresa lançou o Lacta Stick (barrinha de chocolate de 10 gramas dirigida ao consumidor de impulso), o Lacta Joy (chocolate em três versões diferentes, com biscoito, com castanhas e passas, e castanhas com crocante) e o Lacta Cookies (barra de chocolate branco com pedacinhos de cookies). A mais recente novidade da marca, introduzida em 2009, é a linha Dark & Soft que oferece os sabores Amêndoas, Crocante e Tradicional para tabletes com 50% de teor de cacau. Com a aposta em marcas consagradas, a LACTA possui 6 das 10 maiores marcas da Páscoa, forte participação no segmento infantil e novidades de formato, sabor e brinquedos.
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O pioneirismo

A LACTA foi a primeira empresa a produzir ovos de Páscoa no Brasil, a utilizar parreiras para promover os produtos no varejo, a lançar ovos de dupla casca (como o Sonho de Valsa, que tem casca de chocolate ao leite por fora e recheio igual ao bombom Sonho de Valsa por dentro). Além disso, foi a primeira marca a usar formatos diferenciados de ovos, como o Trakiovo, que tem a forma de um biscoito gigante, o Sonho de Valsa Coração, que conquistou o consumidor e, mais recentemente, o Diamante Negro em formato dessa jóia, lançamentos que encantaram ainda mais o paladar e o olhar dos apreciadores do chocolate. Outro diferencial da LACTA que já virou tradição são os ovos Trakinas, que vem com brinquedos dentro como, por exemplo, o primeiro brinquedo com som da linha (Trakisom).
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-Outro sucesso antigo e pioneiro da LACTA é a Amandita, biscoito de waffer (em forma de nozes) com recheio de chocolate cremoso; sem contar a caixa de bombons Grandes Sucessos, que agrada a família toda, pois vem recheada com as marcas consagradas da LACTA e também novidades.
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-A mascote


A marca LACTA, para os brasileiros sinônimo de chocolate e Páscoa, tem uma mascote pra lá de simpática: é o coelhinho PASCOAL, que tem presença garantida na comunicação da marca sempre antes da Páscoa. Recentemente a mascote passou por uma atualização, ganhando mais realismo e expressão, mas sem perder o carisma, característica forte do personagem junto a milhares de crianças.- -
A evolução visual

Ao longo dos seus mais de 90 anos, o logotipo da marca mudou apenas 3 vezes. A última modificação aconteceu em 2003, quando o logotipo ganhou um visual mais moderno.
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-Os slogans


Lacta. Derrete na boca.
Tá na boca da gente.
Lacta, pequenos momentos de grande felicidade.
Mais sabor na sua páscoa.
Onde a Lacta bota ovos, a Páscoa fica muito mais gostosa.
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- marca no mundoAtualmente a LACTA, que integra o portfólio de marcas da Kraft Foods Brasil, é líder no mercado de chocolates com 35,5% de participação em volume e 34,5% em valor, de acordo com dados Nielsen. No segmento de tabletes, LACTA também tem a liderança com 28,9 % de participação em valor. No período de Páscoa a LACTA vende em média mais de 25 milhões de ovos. Hoje em dia, a LACTA exporta seus produtos para consumo no Uruguai, Bolívia, Paraguai, Ilhas Fiji e Estados Unidos.
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Você sabia?
O Diamante Negro é hoje a 2º marca de tabletes, com 8,2% de participação de mercado, e também a marca de chocolate ao leite mais consumida do mercado.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Veja, Isto é Dinheiro e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding, e Wikipedia (informações devidamente checadas).-

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