7 questões sobre o chocolate



É praticamente impossível resistir a ele. O sabor, o aroma e a textura são tão atraentes que há quem não consiga viver sem pelo menos um pedacinho por dia. Mas você já parou para pensar em todas as propriedades do seu chocolate preferido? Talvez você não saiba, mas ele é muito mais do que um simples doce. Contém vitaminas, minerais, antioxidantes e diversas substâncias que agem no organismo produzindo sensações de prazer, felicidade, relaxamento, bem-estar e energia, além de atuar na regulação do humor.
Espantada com tantas qualidades? Calma. Isso não significa que o consumo de chocolate está liberado na dieta. "O chocolate está no topo da pirâmide alimentar, o que significa que ele deve ser consumido com muita moderação", afirma Adriana Kachani, nutricionista do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo
Com 30 gramas por dia, segundo a nutricionista Karina Altieri, já dá para agradar ao paladar sem comprometer o peso. Desde, é claro, que o restante da alimentação seja saudável. "Ela deve ser rica em frutas, verduras, legumes e pobre em gorduras e açúcares", afirma.

Aproveite para descobrir as verdades e mentiras sobre esse incrível alimento.


1. Chocolate ajuda a aliviar o estresse

VERDADE - Ele contém um neuromodulador chamado feniletilamina, que tem propriedades semelhantes às das anfetaminas e auxilia na produção de serotonina - responsável pelas sensações de bem-estar, felicidade e relaxamento.

2. Chocolate diet não engorda

MITO - Como ele não pode levar açúcar, os fabricantes precisam de outra substância que dê consistência à massa, na maioria das vezes, gordura. "Se considerarmos que cada grama de açúcar contém quatro calorias e cada grama de gordura contém nove, então um chocolate diet pode engordar mais do que o comum", diz Adriana Kachani.

Segundo ela, alimentos diet são indicados para quem tem necessidades dietéticas específi cas, como é o caso dos portadores de diabetes.

3. Chocolate dá espinha

MITO - "Nenhum estudo científico comprova a relação entre o consumo de chocolate e o surgimento de espinhas", aponta Karina Altieri.

4. Chocolate é um bom aliado na TPM


DEPENDE - Como ativa a produção de serotonina, ele acalma e dá prazer. Porém, segundo Karina, outros alimentos devem ser incluídos no cardápio nesse período, especialmente os alimentos ricos em magnésio, como fi go, aveia, beterraba, alcachofra, abacate e banana. Soja e alimentos fontes de ômega-3 - como atum, salmão, sardinha e semente de linhaça - também são indicados. Beber muita água para eliminar a retenção de líquidos e reduzir a ingestão de sal também alivia a tensão pré-menstrual.

5. Chocolate vicia facilmente

MITO - Segundo as nutricionistas, não há evidências de que o chocolate induz a efeitos semelhantes aos das drogas. Ele contém substâncias estimulantes, como a cafeína e a teobromina, mas as doses presentes contribuem pouco para a dependência. O consumo constante acontece por causa do prazer provocado pela feniletilamina, que estimula a produção de serotonina, gerando sensação de prazer.


6. Chocolate aumenta o bom colesterol


VERDADE - O ácido oleico, gordura encontrada no cacau, ajuda a controlar os triglicérides e a aumentar o bom colesterol (HDL). Além disso, contém grandes concentrações de flavonoides, potentes antioxidantes que protegem o organismo de radicais livres que aceleram o envelhecimento do corpo e causam doenças.

7. Chocolate amargo é mais saudável


VERDADE - "É o que contém maiores quantidades de cacau e flavonoides e o único que não contém adição da gordura do leite", diz Karina Altieri. Ainda assim, o consumo deve ser criterioso.

OLHO NELE!

Conheça alguns componentes do chocolate e o que eles fazem pela sua saúde

Teobromina


Substância estimulante que atua sobre o coração e o sistema nervoso central. Alguns estudos dizem que, por atuar sobre os neurônios, ela estimula também o raciocínio.


Cafeína

Substância estimulante que promove sensação de bem-estar.

Feniletilamina


Neuromodulador que tem propriedades parecidas com as anfetaminas. Alguns estudos recentes têm sugerido que ela pode ser um importante regulador do humor, pois estimula a produção de serotonina. O resultado é uma sensação de prazer, tranquilidade e bem-estar.


Vitaminas: A, B1, B2, D e E

Não se deve, porém, buscar o chocolate como fonte única desses nutrientes, pois junto às vitaminas também vêm muitas calorias e gorduras.

Minerais

Fósforo, cálcio, magnésio, potássio e ferro.

Flavonoides


Antioxidantes que combatem os radicais livres e reduzem o risco de doenças (especialmente no chocolate amargo). Ácido oleico: encontrado no cacau, ajuda a controlar os triglicérides e a aumentar os níveis do bom colesterol (HDL).

Canabinoides


Ácidos graxos que trabalham nas mesmas áreas do cérebro que são estimuladas por substâncias de efeitos psicoativos, como a maconha. Esses ácidos agem aumentando a concentração natural de anandamina, uma proteína que provoca sensibilidade e euforia.

Calorias


Apesar de todas essas qualidades, o alimento tem alto índice de gorduras e calorias. Portanto, a ordem é moderar!




Revista Barbara

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...