Nestlé - parte - II-

A marca no Brasil




As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
por: mundo das marcas -
A marca suíça começou sua história no Brasil em 1876, quando iniciou a importação da Farinha Láctea, nove anos após seu lançamento. O produto era usado inicialmente, como um leite concentrado e adoçado e ao ser diluído na água podia ser esquentado e servido com café. Porém, o produto, graças à indicação de médicos pediatras, conquistou o consumidor brasileiro, que também depositou sua confiança na marca. Mas foi somente em 1921 que a NESTLÉ inaugurou sua primeira fábrica no país, localizada interior de São Paulo na cidade de Araras, iniciando assim a produção local do leite condensado que estampava a moça leiteira (uma camponesa suíça do século XIX) no rótulo. Como os consumidores identificavam-no como o leite da moça, daí passou a chamar-se, no Brasil, Leite Condensado Moça. A qualidade e a versatilidade do produto geraram, desde seu lançamento, uma forte relação de fidelidade entre a NESTLÉ e a dona-de-casa. Por isso, em pouco tempo o Brasil se converteu no maior mercado mundial de leite condensado, posição que mantém até os dias de hoje.
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-O leite em pó começou a ser vendido no país em 1923, quando ainda se chamava Molíco (com i acentuado) e era leite puro de vaca, ou seja, um leite não modificado, do qual foi simplesmente extraída a água. Molíco seria conhecido como o leite em pó da NESTLÉ, até seu sucessor, o Ninho Integral, herdar tão nobre título. Já em 1924 a empresa passou também a produzir a Farinha Láctea Nestlé, até então importada da Suíça. Poucos anos depois, em 1928, teve início a fabricação do Leite em Pó Integral e dos leites infantis, como o Nestogeno e Lactogeno (um leite em pó preparado, de composição semelhante à do leite materno, e especialmente indicado para a alimentação dos bebês, desde os primeiros dias de vida). O leite em pó integral fabricado era da marca Molíco, o antecessor do Ninho, que só foi lançado com esta marca em 1944. Na década de 30 mais novidades: Nescau, famoso preparado achocolatado, introduzido em 1932 e o creme de leite (que apesar de ser lançado no país em 1923, somente em 1935 começou a ser fabricado localmente). Mas o creme de leite somente ganharia relevância com a construção, em 1937, da segunda fábrica da empresa, em Barra Mansa (RJ). O produto foi o primeiro creme de leite esterilizado do país, tendo como grande vantagem sobre os cremes frescos a facilidade de distribuição, atingindo grande número de canais de vendas e chegando aos consumidores de todas as regiões do Brasil.
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-Em 1938 foram criados os primeiros embriões do Serviço ao Consumidor e do Serviço ao Profissional da Nestlé. Após a Segunda Guerra Mundial, em 1943, a NESTLÉ foi inovadora na forma de se aproximar do consumidor, introduzindo inclusive a degustação de produtos em feiras e eventos. É dessa época também a exposição dos produtos nas vitrines das farmácias juntamente com vaquinhas mecânicas que fizeram muito sucesso, sobretudo com as crianças. Em 1946 a empresa inaugurou a fábrica de Araraquara (SP) para a produção de leite em pó, uma necessidade para responder à demanda de Leite em Pó Integral Ninho, lançado em 1944 em substituição ao Molico e que aumentava em todo território nacional. Dois anos mais tarde, mais uma vez de forma inovadora, a empresa publicou no rótulo de Creme de Leite, na parte da frente, as primeiras referências que antecedem a prática de colocação de receitas nos rótulos: Delicioso com frutas e para o preparo de sorvetes, doces e outros pratos.
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-Pouco depois, em 1950, iniciou a produção do modificador de leite Milo, e, em 1952, foi construída a fábrica de Porto Ferreira (SP) para produção de leite em pó. Pouco depois, em 1956 ocorreu a criação do Serviço de Informação Científica, para orientação de profissionais da área médica, e a promoção de Cursos Nestlé de Atualização em Pediatria; que em 1996 foi transformado em Nestié Nutrição Infantil. Em 1957 foi iniciada a produção de balas, chocolates e confeito no Brasil, até então importados da Suíça, por meio da aquisição da Chocolate Gardano S. A., também produtora do Mentex, introduzido no mercado em 1949. O nome Gardano permaneceu até 1959, quando foi substituído por NESTLÉ. Os principais lançamentos da década foram:
1953: Café solúvel NESCAFÉ.
1957: Chocolates PRESTÍGIO, vendido em pequenas barras e que atualmente é líder no segmento com recheio de coco.
1958: NESTON, uma mistura de trigo, cevada e aveia, que logo passou a fazer parte do carrinho de compras de milhões de donas de casa.
1959: Chocolate ao Leite, em tablete e em tubo, primeiro chocolate com a marca NESTLÉ produzido no Brasil; e Leite em Pó Desnatado Molico, que passou a ser instantâneo em 1970.
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-Os anos 60 começaram com a criação oficial do Serviço de Atendimento ao Consumidor e a inauguração do Centro Nestlé de Economia Doméstica, com sua Cozinha Experimental, que atualmente é conhecida como Serviço Nestlé ao Consumidor. Em 1964 a NESTLÉ iniciou as atividades da linha Food Services, com produtos especiais da marca Maggi, tendo como objetivo principal atender o mercado dos grandes consumidores como restaurantes, padarias, hotéis, hospitais. Três anos mais tarde a empresa suíça adquiriu a Fábrica de Biscoitos São Luiz, cujos biscoitos passaram a se chamar São Luiz Nestlé. A década de 60 foi marcada por inúmeros lançamentos importantes no mercado:
1960: MUCILON na variedade Arroz, um produto vitaminado e instantâneo que reproduzia a tradicional Mucilagem feita pelas mães; e NESCAU Instantâneo.
1961: Chocolates PRESTÍGIO, chocolate branco GALAK e a linha de produtos MAGGI, entre eles o caldo de galinha e carne, além de quatro variedades de sopas (Creme de Legumes, Carne com Conchinhas, Creme de Ervilhas com Bacon, Galinha com Fidelini).
1965: Leite NINHO integral instantâneo.
1968: Linha de alimentos infantis (linha Baby), inaugurando o segmento de alimentos homogeneizados. Estes consistiam em um purê finíssimo e homogêneo de alimentos habituais, como carnes, legumes e frutas. Inicialmente eram 13 variedades, embaladas em latas de folha de flandres com 130g, o que correspondia à quantidade média necessária para uma refeição. Em 1972, essa linha passou a ser denominada “Alimentos Infantis Bebê” e teve sua gama ampliada para 25 opções de consumo, incluindo variações com pedacinhos de legumes e carnes nas opções de sopinhas, e com pedacinhos de frutas nas versões de papinhas. Neste momento, também passaram a serem embalados em potinhos de vidro com tampas de alumínio. Na década de 80, a linha passou a ser denominada Nestlé Baby e, em 2002, mudou para Alimentos Infantis Nestlé, expressão mais adequada para a ampliação da gama de produtos ocorrida nos anos seguintes. Em dezembro de 2000, a empresa lançou no mercado os produtos Duo, que trouxe o conceito de dois diferentes sabores, divididos em duas camadas na mesma embalagem- oferecendo ao bebê a possibilidade de se familiarizar com novos alimentos, diferenciar novas cores e sabores.
1969: Fórmula Infantil NAN.
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-Em 1975 a NESTLÉ registrou a marca Dois Frades para seu tradicional Chocolate em Pó Nestlé, também conhecido como Chocolate Dos Padres. Nesta década novos produtos estrearam no mercado brasileiro:
1970: Lançamento experimental do achocolatado Quik, relançado posteriormente em 1980, nos sabores chocolate e morango. Em 1998 passou a se chamar Nesquik.
1972: Linha de Congelados Findus, que foi transformada em Maggi em 1998; e Sorvetes Yopa. Sob essa marca foram introduzidas no mercado linhas inéditas de picolés, como Lolly Pop, Jatos e Cones, que se diferenciavam pelas formas, sabores e, sobretudo, pelo padrão de qualidade NESTLÉ. Inicialmente, a distribuição se restringia à região Centro-Sul do país. Com o passar dos anos, a YOPA foi ampliando sua linha de produtos, passando a fabricar sorvetes para sobremesa (tijolos e potes) e a lançar sabores exclusivos. A partir daí, a empresa desenvolveu novas técnicas de fabricação e ampliou a distribuição dos produtos. Em 1994 a YOPA comprou a Gelato e se tornou o principal concorrente da Kibon no Brasil. Em 2000 passou a se chamar Sorvetes Nestlé.
1973: Linha de produtos refrigerados Chambourcy (transformada em Nestlé em 1995), incluindo o Iogurte Natural Desnatado; e Nescafé Granulado, que estreou a embalagem de lata com tampa metálica e a introdução da tradicional xícara vermelha, tão associada à imagem da marca, por meio da propaganda.
1974: Chocolate Ckokito, único recheado com leite condensado. No Brasil, o primeiro chocolate com marca específica exportado pela empresa foi o Chokiño, irmão gêmeo do Chokito, desenvolvido especialmente para o mercado chileno.
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-A década de 80 foi extremamente movimentada com lançamentos importantes:
1980: Chocolate SUFLAIR.
1981: Petit Suisse Chambinho.
1982: NESCAFÉ TRADIÇÃO e LOLLO, o chocolate fofinho da NESTLÉ, que passou a se chamar Milkybar a partir de 1992.
1983: Chocolate SURPRESA, que brindava seus consumidores jovens com uma coleção de cartões temáticos, estampando imagens e informações; a primeira coleção foi Animais de Todo o Mundo.
1984: Iogourte líquido BLISS.
1985: Chocolate CHARGE (com amendoim).
1986: NESCAU prontinho e NESCAFÉ MATINAL, um tipo de café solúvel mais suave e adequado para ser misturado ao leite.
1987: Bolacha NEGRESCO.
1988: Caixa de Especialidades Nestlé, com mini bombons.
1989: Iogurte Chambourcy Diet.
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-A década de 90 começou com a aquisição, em 1993, da fábrica de Biscoitos Tostines e das balas e confeitos Kid’s. Nesta década a NESTLÉ introduziu no mercado importantes produtos:
1990: Iogurte NINHO SOLEIL.
1991: Linha de Pratos Maggi.
1992: Bolacha PASSATEMPO. A marca foi criada para substituir a Divertidos lançada em 1986 pela São Luiz. A marca foi pioneira em explorar o universo infantil, inicialmente com Snoopy e posteriormente com personagens notórios do mundo Disney e, atualmente, por meio de seus próprios personagens, sempre coloridos no próprio biscoito.
1993: Petit Suisse Ninho Soleil e Requeijão Chambourcy.
1994: Bolacha BONO, que na época serviu para ampliar o portfolio dos recheados São Luiz Nestlé; CALIPSO, primeiro biscoito coberto do país; Leite Fermentado Chamyto e Sorvete Mega.
1996: Cereais Matinais. Atualmente são produzidas 10 marcas diferentes para agradar aos mais diversos paladares.
1997: Linha de rações para cães e gatos FRISKIES; e Creme de Leite Light.
1998: Quik Pronto Para Beber, nos sabores morango e chocolate; e Iogurtes Molico.
1999: Nescau Ball; Nutren e Peptamen, para a área de Nutrição Clínica; Água Nestlé Pure Life; e Nescafé Café com Leite.
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-Com a chegada do novo milênio a empresa continuou seu importante papel na inovação, inaugurando em 2004 a segunda da fábrica de Nescafé de Araras (SP), considerada a maior e mais moderna de café solúvel do mundo e importante base exportadora do Grupo NESTLÉ; e lançamento de novos produtos:
2000: Neston em barras, Leite Fermentado LC1 Active e Toffees Amanteigados Nestlé.
2001: Requeijão ligh, Leite Moça Desnatado, linha Diet para o chocolate ao leite e Neston Barra Light.
2002: Nescafé cremoso, suplemento alimentar Nutren Active, Chambinho Chocolate, Biscoito Calipso Jam com Cobertura de Chocolate e Leite em Pó NINHO Crescimento com Prebio1.
2003: Ninho Fases nas versões Ninho 1+, Ninho 3+, Ninho 6+; ração para cães BENEFUL, que inaugurou a categoria High Premium; Biscoitos Tostines Matinal, nas versões Integral, Integral Light, Multifibras e Centeio; e Sopinhas Infantis em novos sabores como Strogonofinho com Arroz, Espaguetinho à Bolonhesa, Picadinho de Carne, Jardineira de Legumes, Risotinho de Frango.
2004: Bolacha SEM PARAR, uma combinação de wafer com chocolate; Sobremesas Chandelle Charge e Chandelle Alpino; e caixa de Bombons Especiais Nestlé (Mousse de Chocolate/ Gianduia/ Rum/ Avelã).
2005: Biscoito Negresco Invertido e Nescafé Descafeinado.
2006: Linha infantil de Ovos de Páscoa com brindes (Polly, a boneca da Mattel; e o Superman); Chamyto 1+1 com cereal colorido; Tortinha Prestígio; linha Sopão Maggi nas versões Abóbora com Carne Seca, Fubá com Carne Moída e Couve, Galinha com Azeite, Creme de Abóbora e Creme de Espinafre; e Maggi Lámen, macarrão instantâneo nos sabores Picanha e Costela.
2010: NESTLÉ FAST, uma linha de bebidas lácteas composta por três sabores (Alpino, Nescau e Neston).
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