Como secar flores,folhas e ervas naturalmente




Que tal aprender a secar flores e fazer lindos arranjos que duram mais tempo do que as flores naturais?
De todos os métodos existentes de secagem de plantas, a técnica ao ar livre é a mais simples e natural. A vantagem deste método é preservar a forma e as cores de uma grande variedade de flores e plantas.

Não é necessário nenhum tratamento especial das plantas antes da secagem ao ar livre, é só cortá-las quando florescerem e retirar a folhagem.

Embora o final do verão seja a melhor estação para secar flores e ervas, é possível fazer isso em qualquer época do ano. O melhor horário para colher as flores é no final do dia. Isso garante que elas estejam completamente aberta e livre de umidade.

Veja o passo a passo:

- Corte os ramos e coloque-os em um vaso fundo com água fresca e um pouco de açúcar (cerca de 1 colher de café). Os ramos devem estar submersos pelo menos até metade do caule.

- Coloque o vaso em um local fresco e seco, longe da luz direta do sol. Dessa forma ainda dá para apreciar as flores durante todo processo.
- Troque a água dia sim, dia não.

- Nessas condições as flores podem durar por vários dias, desde que colocadas em água com adição de açúcar e sem sol direto.

- Não adicione mais água ao ver que a do vaso está evaporando. A ideia é essa mesma: quando a água tiver evaporado totalmente, suas flores devem estar lindamente secas.

- Existe um produto chamado aerosol floral secador, que deve ser aplicado nas flores depois de secas para que as pétalas não caiam. Dica: Você pode substituir esse produto por spray de cabelo extra forte.

Outra forma que dá certo é secar as flores pendurando os ramalhetes de cabeça para baixo, mantendo uma boa distância entre eles nas laterais. Use fios de ráfia ou barbantes para amarrá-los.

É importante que as plantas não fiquem amontoadas, para que o ar possa circular bem entre as pétalas e folhas. Se houver acúmulo de umidade, as plantas poderão apodrecer antes de mesmo de secarem completamente.

Penduradas amarradas em forma de ramalhetes as flores preservadas pelo processo ao ar livre mantém uma boa parte de seu aspecto natural: suas formas e cores são bem pouco alteradas. 
Você pode usar esse processo para secar ervas também, como o alecrim. As ervas precisam secar naturalmente para não perderem suas propriedades e não mofarem. Isso demora uns 10 dias. Depois é só passar a mão pelos cabinhos para soltar as folhinhas Guarde em um vidro esterilizado e seco.
Alecrim em processo de secagem

Além das flores, caules e folhas que podem ser secos, há muitos outros materiais que podem ser selecionados e usados quase diretamente nos arranjos. Estes incluem sementes, pinhas, folhas, gramas, galhos, etc.

Dica: Pra quem não gosta do cheirinho de planta seca, é só colocar um pouquinho de essência à base de óleo nelas. Fica uma delicia.

Faça das flores secas um permanente acessório na sua decoração – você economiza e pode apreciá-las por muito mais tempo.

Por Yvone Pereira, do Casas Possíveis

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...