7 lições para você faturar com o seu negócio





1. Inove sempre! Um bom negócio não é, necessariamente, novidade. O importante é inovar nos serviços e na maneira de apresentar o produto ao público. Pense: as pessoas querem comprar o que eu pretendo vender?

2. Planejamento é tudo
"Um bom plano de negócio significa avaliar sua capacidade de produção e atendimento", explica Wlamir Bello, consultor de marketing do Sebrae-SP. Imagine que você venda coxinhas e foi convidada para atender a uma festa. Analise se consegue dar conta do pedido com qualidade. Se preciso, faça parcerias com gente da família.

3. Reserve um cantinho para você trabalhar Nem sempre é possível montar o negócio fora de casa. A saída é reservar um cantinho só para ele. Nesse espaço deve caber tudo o que for necessário ao trabalho, como um aparelho com linha telefônica exclusiva. "Importante: se você tem filho pequeno, não é recomendável que ele atenda o telefone destinado ao serviço", alerta Wlamir Bello.

4. Mantenha-se bem informada
Sandra Blanco, consultora financeira e autora do livro "Mulher Inteligente", ensina que a empreendedora deve procurar informações sobre o mercado e a atividade que realizará. Pesquise em revistas, jornais, internet e, se possível, faça cursos. Outro ponto é saber formular o preço do produto ou serviço. O valor final deve incluir custos fixos, como água, luz, telefone, matéria-prima e mão-de-obra.

5. Tenha em mente um plano B
"Não confunda despesas pessoais com as do trabalho. O ideal é destinar um percentual fixo, como se fosse um salário mensal, para as despesas pessoais", afirma Bello. Lembrando: esse salário sai do preço do produto. Já o lucro será calculado após um ano de trabalho: avalie se a empresa rendeu na alta temporada, cobriu as baixas e sobrou dinheiro. Esse é o lucro.

6. Analise a concorrência
"Na hora de montar um negócio, tenha um olho no peixe e outro no gato, como diz o ditado", comenta o consultor de marketing do Sebrae-SP. É importante focar no seu público, mas não deixe de analisar a concorrência. Trate também de facilitar a compra. As pessoas se dispõem a pagar mais por aspectos como economia de esforço físico e tempo. Se você vende lanches, que tal entregá-los em domicílio?

7. Faça contatos e parceiros
Tornar-se dona do próprio negócio não significa contar apenas com você mesma. A boa empreendedora é aquela que faz contatos diariamente. Suponhamos que você precise mandar uma entrega com urgência, mas não dispõe de carro ou tempo para atravessar a cidade. O que fazer nesse caso? Contrate um serviço de motoboy que seja barato e eficiente.


Você leva jeito para ser patroa?
Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae, as qualidades a seguir são pontos comuns aos 16,5 milhões de empreendedores do país.

• Busca de oportunidade e iniciativa;
• Exigência de qualidade e eficiência;
• Persistência;
• Comprometimento;
• Estabelecimento de metas;
• Persuasão e rede de contatos;
• Independência e autoconfiança.





Conteúdo do site Ana Maria

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