Próximo passo: ficar rica




Fugir da auto-sabotagem

''Lembro-me de algumas estagiárias de telemarketing que chegavam roucas toda segunda-feira por causa das baladas nos finais de semana'', conta Kátia Ricardi de Abreu, psicóloga e consultora de empresas. ''Como a voz era seu principal instrumento de trabalho, acabavam usando seu maior trunfo contra si mesmas.''

O que ela quer dizer? Que muitas de nós agem exatamente assim na vida profissional, independentemente da área ou da função: boicotam-se, minam as próprias chances de subir na carreira e engordar o saldo no banco. É o caso da profissional autônoma que atrasa a entrega dos trabalhos, da médica que nunca retorna a ligação dos pacientes...

Para saber se você tem se dado rasteiras, o caminho é encarar seus pontos fracos. ''Nos processos seletivos, sempre pergunto aos candidatos em que poderiam melhorar'', diz a consultora, acrescentando que é uma forma de avaliar se são conscientes de suas deficiências. Paloma Riani, preparadora de elenco da Rede Globo, concorda com a estratégia. ''Faço um trabalho de investigação interna com os atores e ajudo-os a enxergar as fraquezas'', exemplifica. ''Assim, têm condições de superá-las.''

Atrair a riqueza

Não corra atrás do dinheiro. Se você for a melhor na sua área, ele vai até você. Palavras de Thomas Stanley e William Dankoum, autores do livro O Milionário Mora ao Lado (Manole). E nós sabemos que, para ser brilhante em uma atividade, é preciso estar apaixonada por ela.

Quem trabalha no que gosta atrai o sucesso, porque se dedica mais, se envolve mais. Portanto, vale a pena fazer uma análise sincera do seu nível de satisfação com o que faz, prestando atenção em como se sente no domingo à noite, às vésperas de começar uma nova semana de luta. ''Se não tem motivação, precisa identificar o motivo e traçar algum plano que resolva a questão'', alerta Ricardo Bevilacqua, headhunter e diretor-geral da Case Consulting.

Talvez esteja vivendo um problema contornável: por exemplo, foi escalada para um projeto que não é a sua cara, e conversar com a equipe deverá ajudar. Agora, se perceber que aquele não é o seu lugar... ''Escute seu coração e considere mudar para um emprego ou profissão em que possa usar todo o seu potencial'', orienta.

Ser mais ousada

Projetar sua carreira rumo a um céu de cifrões também depende de carregar na audácia, de correr riscos. Que o diga a carioca Ana Maria Magalhães. Professora do ensino primário, ela deixou a segurança de seu emprego para abrir um quiosque de flores na lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Cinco anos depois, o retorno havia sido tão bom que ela investiu em um segundo quiosque, porque queria ter um espaço que unisse gastronomia e música. ''Minha vida estava estagnada'', lembra. ''Arregacei as mangas e juntei minha paixão pela música com o espírito empreendedor, um dos meus pontos fortes.'' O lugar é um dos mais freqüentados da região.

''É importante ter coragem para superar a inércia, sair da zona de conforto, abrir mão das conveniências que uma atividade estável oferece. E assumir os encargos necessários de levar à frente seu projeto de ganhar mais'', diz o professor Moacir Carlos Sampaio Silva, coordenador da pós-graduação em psicologia social das organizações no Instituto Sedes Sapientiae, de São Paulo.

Outro exemplo de ousadia revertida em lucro é o da comissária de bordo Patrícia Kreusburg. Ela estava havia mais de cinco meses com o salário atrasado quando recebeu a proposta de posar para a Playboy. ''Hesitei no começo, mas minha situação financeira era péssima e decidi aceitar. Pesou o fato de essa oportunidade me abrir portas'', revela a gaúcha formada em turismo. Dito e feito. Depois que estampou a capa da revista ao lado de duas outras comissárias, viu seu currículo ser divulgado na mídia. E foi convidada para dar aulas de turismo em uma grande universidade do Rio de Janeiro.

Saber (e fazer) o que deseja

Perguntar-se ''Aonde quero chegar?'' é fundamental para ter prosperidade. Veja se pretende ter seu próprio negócio, presidir uma empresa, ficar famosa... E avalie que características precisa desenvolver para isso, como liderança, aptidão para falar em público. Só não pare nessa fase de planejamento. A palavra-chave das pessoas bem-sucedidas é atitude. ''Uma idéia, por si só, não tem valor intrínseco. Ela precisa ser acompanhada de ação'', alerta Robert Ringer no livro Nada Acontece Até Que Algo Se Mova (Best Seller).

Investir em terreno fértil

No universo da economia, existe a ''lei dos 80/20'', que diz: 20% de esforço produzem 80% de resultado. Ou seja, duas ações certeiras são mais rentáveis do que oito que só roubam tempo. ''Quando abri meu escritório, passava um tempão bolando promoções para atrair clientes'', revela a arquiteta Ana Paula dos Santos, de Curitiba. ''Minha agenda vivia lotada, mas o que eu ganhava mal dava para pagar as contas no fim do mês. Quando decidi divulgar meu trabalho a um público menor e mais qualificado, o ritmo diminuiu. Mas multipliquei meus ganhos por oito!''

Ampliar seu mercado

Você é fera em algum idioma, em artesanato, em dança? Procure transformar seu hobby em negócio da China. Nem é preciso sair da sua área de atuação para expandir a renda. Basta ser criativa. Uma dentista, por exemplo, pode ganhar vários reais dando palestras sobre saúde bucal em escolas infantis. Mas, antes de ocupar seu precioso tempo, veja que benefício terá além do dinheiro extra.

''Dar aulas de inglês nas horas vagas, por exemplo, ajuda a manter fluência na língua'', compara Bevilacqua. E a dentista atrairá novos clientes. Também tenha certeza de que se sentirá realizada fazendo isso. ''Como levo jeito para customizar roupas, reservei os domingos para lucrar com a atividade'', diz Flávia Cerqueira, de São Paulo. ''Mas ficava cansada e mal-humorada, e o projeto não vingou.''

Deixar sua estrela brilhar

Chame os holofotes para si, dando visibilidade às suas qualidades. Vale expressar suas idéias em reuniões, comentar com os superiores seus projetos para melhorar algo no setor, oferecer-se para ajudar colegas e clientes. ''Se você entra no trabalho muda e sai calada, não mostra que se destaca da multidão'', alerta Bevilacqua. E, aqui, entra um item fundamental para usar 100% do seu poder de ganhar dinheiro: manter uma boa rede de relacionamentos. Quem faz networking tem mais chances de conseguir melhores clientes, pacientes, parcerias, cargos.

Escala do poder

Para saber se está usando toda a sua capacidade de ganhar dinheiro, examine as questões abaixo, elaboradas por Antônio Carlos Teixeira, consultor na área de criatividade e idealizador do site www.pensediferente.com.br. Cada resposta afirmativa indica que está no caminho certo. Ou seja, mais perto de ficar rica!

1 - Você vive se perguntando o que pode fazer de diferente para aumentar seus ganhos?

2 - Já lucrou com algum hobby?

3 - Termina as atividades que inicia?

4 - Conhece as necessidades dos seus clientes, pacientes ou outro público-alvo?

5 - Estabelece objetivos financeiros claros (por exemplo, ''Daqui a três anos, quero ganhar 5 000 reais por mês'')?

6 - Observa seus concorrentes para oferecer mais do que eles?

7 - Imagina-se freqüentemente rica, poderosa, bem-sucedida?

8 - Tenta reduzir as despesas?

Por Maria Olímpio

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...