Conheça a carreira de barista: profissional especializado em drinques de café



Mulher barista






O costume brasileiro de preparar um cafezinho para as visitas pode inspirar seu próximo emprego. Estamos falando da carreira de barista. Vinda da Europa para o Brasil na última década, ela chegou com força total e precisa urgentemente de profissionais especializados. Prepare-se para preencher os requisitos e saboreie essa chance!


O que é
Profissional especializado em bebidas à base de café. Segundo Mário Kuwahara, coordenador da rede de cafeterias Starbucks, "uma das tarefas do barista é conseguir a 'xícara perfeita'". O profissional deve conhecer os detalhes do cultivo, processamento, torrefação (processo em que o café é torrado) e extração da bebida. Também estão entre as funções do barista a manipulação de máquinas de café e, em algumas empresas, a recepção dos clientes.

Como ser uma
Para trabalhar na área, a escolaridade exigida é, em geral, ensino médio completo. No entanto, é preciso fazer um curso de especialização. Grandes redes de cafeterias, como Fran's Café e Starbucks, oferecem esse aprendizado para os novos colaboradores. Caso você queira se adiantar, há cursos livres - mas sem peso de ensino superior - que podem ajudar.

Vale a pena porque
Para Stella Gross, coordenadora de cafés e baristas, a profissão está em alta no mercado. "É uma carreira nova e, por isso, carente de profissionais especializados."

Onde trabalhar
Baristas têm emprego em cafeterias, lanchonetes e outros comércios de alimentos/bebidas. Trabalham de 20 a 40 horas semanais. O salário inicial é de, em média, R$ 560. Mas dá para turbinar esse valor e conquistar ascensão profissional.



Onde estudar
Instituto Universal Brasileiro (a distância)
Informações: (11) 3226- 5502

SENAC - São Paulo (presencial)
Informações: 0800-8832000

Centro de Produções Técnicas - CPT (a distância)
Informações: (31) 3899-7000



Revista Nova 

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...