5 ideias básicas de marketing, para começar!




Você já deve ter ouvido falar bastante sobre os elaborados planos de marketing das empresas e como isso traz excelente retorno para a divulgação e fixação da marca, resultados nas vendas, envolvimento dos clientes... e, com certeza, já deve ter pensado em como usar isso a seu favor! A minha dica é: faça o básico de forma excepcional e você já verá uma grande diferença no resultado do seu negócio! Como?!



DEFINA O SEU OBJETIVO
Primeiro, você precisa definir o objetivo do seu negócio. Isso é importante para que suas próximas decisões estejam focadas para atingir esse objetivo! Vamos supor que seu objetivo seja vender bolsas de tecido para um público premium! Então, é isso que vai orientar todas as suas decisões como: preço, qualidade da matéria-prima e acabamento, onde e para quem vai divulgar, onde vai vender...


PROCURE CLIENTES QUE AMEM AS SUAS COISAS
O apego com cada produção é quase que premissa básica para quem trabalha com produtos artesanais, pois em cada peça há história, cuidados, detalhes e muito carinho envolvido! E são essas características que formarão a percepção da sua marca e como as pessoas percebem os seus produtos...mas você precisa ter em mente que nem todo mundo vai gostar das suas coisas e isso não pode se tornar algo pessoal! Afinal de contas, você tem um negócio, certo? Então, seu objetivo é encontrar as pessoas que amam as suas coisas e conhecê-las para que você possa trabalhar para mantê-las como clientes, para que indiquem seus produtos e voltem sempre a comprar!


MOSTRE O SEU TRABALHO
Não adianta esperar que as pessoas descubram você e seu trabalho... você precisa mostrá-lo e não perder oportunidades! Use o Flickr, Twitter, Facebook, Elo7, Tanlup, crie um blog para contar sobre o dia-a-dia do seu ateliê... aprenda a tirar fotos perfeitas dos seus produtos e a escrever descrições interessantes sobre eles! Seja profissional! Tudo o que você fizer formará a impressão que seus clientes terão de você e, sim, eles vão observar cada detalhe e fazer seus julgamentos! E é assim que vai se definir se darão continuidade ao relacionamento com o seu negócio ou não...


Para pensar! Eu sigo muitos ateliês pelo Twitter, de pessoas que eu realmente admiro pelo seu trabalho! Algumas me deixam ainda mais apaixonadas pelo seu estilo de vida, bom humor, simpatia, referências culturais... mas, também já me decepcionei muito com outras, que criam produtos igualmente lindos, mas que só lamentam e reclamam a cada tweet! Na hora de escolher onde farei minhas compras, o que vocês acham que levarei em conta?


CUIDE BEM DOS SEUS CLIENTES
É isso que fará com que eles voltem a comprar! Como fazer? Dê um atendimento de qualidade, supere as expectativas a cada contato, cumpra os prazos combinados, entregue o produto prometido... dê a ele uma excelente experiência de compra e ele contará aos seus amigos e há uma grande probabilidade desses amigos também amarem as suas coisas... e assim contarem também para os seus amigos sobre você! Assim, você vai conseguir o melhor marketing do mundo: o boca a boca!


CRESÇA! MUDE! FAÇA MELHOR!
Crie novos produtos, procure melhorar suas técnicas e aprender coisas novas! Ofereça coisas novas aos seus clientes! Não tenha medo de fazer mudanças, de arriscar! Seja original... seja interessante!


Eu sei que essas ideias podem parecer um tanto óbvias, mas se você cuidar de cada uma delas com atenção e usar sua criatividade também na forma de administrar seu negócio, você terá um ótimo plano de marketing!


Agora reflita, vá e faça! 




Por: Cissa Chiarini

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...