Coxinha de Frango


Salgadinhos são sempre uma delícia, ótimos para ter no freezer prontos para um fim de semana em que a preguiça apareceu, ou convidados também...
Faço esta receita há anos, e sempre deu certo e fica ótima. O tamanho da coxinha depende de você. Se for fazer para vender, faça pequenas (tamanho coquetel). Aqui em casa o tamanho é grande mesmo, com bastante recheio, então esta massa dá mais ou menos 30 coxinhas. Se for fazer pequenininhas, deve dar umas 50. Se você não for vender, uma boa idéia é ter um montão no freezer já prontinhas para o aniversário da molecada.

Recheio:

1 kg de peito de frango limpo cozido, desfiado ou passado no processador (reserve 1 litro da água de cozimento para a massa)
1 lata de ervilhas (opcional)
1 xícara de azeitonas verdes ou pretas (opcional)
1 cebola picadinha
2 dentes de alho amassados ou uma colher de sopa de pasta de alho
sal a gosto
1 xícara de salsinha fresca
1 xícara de molho de tomate
orégano

Refogue o alho e a cebola em um fio de azeite. Quando estiver ficando transparente, acrescente o frango desfiado ou passado pelo processador, os temperos, refogue e acerte o sal. Acrescente o molho de tomate, as ervilhas e a azeitona, se for usá-las, e por último a salsinha. Mexa bem, reserve em uma travessa para amornar.

Massa:

1 litro de farinha de trigo (isso mesmo, 1 LITRO)
1 litro de caldo de frango
1 xícara de óleo de milho ou canola
sal a gosto

Coloque numa panela grande a água do cozimento do frango, o óleo e um pouco de sal. Leve ao fogo alto até ferver. Quando ferver, abaixe o fogo e coloque a farinha de trigo de uma vez, e misture vigorosamente com uma colher de pau. Continue misturando, em fogo baixo, até que toda a farinha absorva o líquido, e comece a desprender do fundo da panela. formando uma bolona de massa macia e lisa.
Transfira para uma travessa e aguarde alguns minutos. Vá testando a temperatura da massa, e assim que der para amassar na mão, comece a modelar as coxinhas. É bom usar a massa quente, para evitar que as coxinhas rachem.
Coloque em uma travessa levemente untada com óleo e continue a modelar as coxinhas até acabar a massa e o recheio.
A seguir, bata ligeiramente uma clara em um recipiente, onde caiba a sua mão. Passe a mão na clara e pegue uma coxinha, lambuzando-a bem. A seguir, coloque numa assadeira grande com farinha de rosca. Continue a lambecar de clara todas as coxinhas e a ir colocando na assadeira com a farinha de rosca. Repare que você não precisa mergulhar as coxinhas no ovo, nem precisa de gema, somente lambuzar de clara já é o suficiente para a farinha de rosca aderir.
Quando acabar, sacuda a assadeira com as coxinhas para que fiquem envolvidas na farinha de rosca.
O ideal é manter na geladeira para fritar no dia seguinte. Mas você pode fritar na mesma hora se quiser, não há problemas. Podem ser congeladas assim, para serem fritas depois, ou você pode fritar todas, escorrer bem, esperar esfriar e congelar.
Dica: faça uma massa, recheie e modele. Se necessário, faça outra massa, recheie e modele. Deixe para empanar todas de uma vez, é mais rápido assim.
Aqui em São Paulo, o cento da coxinha bem pequenininha vale de 20 a 30 reais, dependendo do lugar.
Congelamento aberto, depois ensaque, retire o ar do saquinho e etiquete. Dura 2 meses congelada. Para fritar congelada, use fogo baixo para que o recheio não fique gelado dentro da coxinha.


dicas Paula Mello

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...