Batavo






Produtos saudáveis, práticos e nutritivos como leites, iogurtes, manteigas, sucos e sobremesas fizeram da marca BATAVO um sinônimo de alimentos diferenciados que trazem benefícios aos consumidores. Uma marca que pode acompanhar o consumidor do café da manhã ao jantar, sempre com alimentos saudáveis e deliciosos.
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A história
A história tem início em 1911, quando as primeiras famílias holandesas se estabeleceram na região de Carambeí, um pequeno povoado, então pertencente ao município de Castro, no estado do Paraná. Vieram à procura de trabalho e engajaram-se no plano de colonização estabelecido pela Brazil Railway Company, que oferecia terras a colonizadores, com um prazo de dez anos para pagar, em troca da exclusividade na venda do leite à companhia. O contrato de trabalho incluía uma casa de moradia, dois bois, um arado, seis vacas leiteiras, sementes e adubo. Nesta época as famílias holandesas iniciaram a produção de leite e o processamento artesanal de queijos e manteiga, que passaram a distribuir também no mercado regional.
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Em 1925, quatro pequenas fábricas se uniram em torno de uma produção leiteira de 700 litros/dia. Coube a três dessas famílias holandesas, uma das primeiras iniciativas de criar uma cooperativa de produção no Brasil, surgindo assim a Sociedade Cooperativa Holandesa de Laticínios, que distribuía seus produtos em Ponta Grossa, Castro, Curitiba e São Paulo. A marca BATAVO surgiu somente em 1928, inspirada no nome de um povo do início da era Cristã que habitava o delta do Rio Reno, região de origem da maioria das famílias holandesas radicadas em Carambeí. Na década de 30, a vida religiosa dos holandeses segue paralelamente as atividades agropecuárias e comerciais. No entanto, em 1941, a referência religiosa à região dos fundadores da Sociedade Cooperativa Holandesa de Laticínios dá lugar a um novo nome para a entidade: Cooperativa Agropecuária Batavo Ltda.--A partir de 1943, com a chegada de novos imigrantes, o quadro social da cooperativa se expandiu com a inclusão da Cooperativa Central de Laticínios do Paraná (CCLP) e da Cooperativa Agropecuária de Arapoti, e iniciou-se o processo de diversificação da produção pecuária e a introdução da cultura mecanizada. Com o objetivo de organizar em maior escala a produção, a industrialização e o comércio de produtos como leite e derivados, o grupo mantém a marca BATAVO como a sua identificação no mercado. Em 1951, o setor de laticínios transformou-se na Cooperativa Central de Laticínios, hoje conhecida como Batávia S/A. Desde então, a Cooperativa Batavo focalizou apenas na produção agropecuária, buscando atender o seu quadro social na comercialização, aquisição de insumos e assistência técnica, a fim de que o produtor possa centralizar sua atenção na produção.
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-Na década de 70, ao agregar a área de carnes (avicultura e suinocultura), transformou-se num dos maiores complexos agroindustriais de produção de alimentos do país. No ano de 1980 grandes investimentos foram feitos, o que transforma a Cooperativa em uma das organizações modelo do segmento no estado do Paraná. Em 1996, a Cooperativa Central associa-se a Agromilk, sociedade composta por 11 cooperativas de produtos laticínios e sediada na cidade de Concórdia, em Santa Catarina. Após um acordo com a Parmalat, em 1998 o grupo deu origem a Indústria de Alimentos Batávia S.A, detentora da marca BATAVO.
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-No ano seguinte, investe e lança diversos produtos, incluindo leites, iogurtes, queijos, manteigas, molhos prontos e sobremesas comercializados com as marcas BATAVO e Parmalat. Nesta época, chega ao mercado, com exclusividade, a primeira linha de iogurtes funcionais. Em 2000, a Perdigão Agroindustrial adquire as ações do Frigorífico Batávia S/A e assume a gestão da empresa na divisão de carnes. Para contribuir ainda mais com a saúde do consumidor, a Batávia desenvolveu, em 2004, uma linha de leites especiais, com as versões Batavo Sensy (com 90% a menos de lactose), Batavo Ferro e Batavo Cálcio Light.--O ano de 2005 representa um marco na ampliação do portfólio, principalmente no segmento de refrigerados, e fica evidente a inovação sempre presente na BATAVO. Somente no primeiro trimestre, apresenta 19 lançamentos e mais 5 produtos com fórmulas inovadoras, sabores diferenciados e embalagens mais modernas e atrativas. Entre as novidades, a linha Bio Fibras de iogurtes funcionais é ampliada e ganha à versão cremosa, com consistência para comer de colher. A BATAVO entra no mercado de alimentos à base de soja e apresenta Soja Original, produto 100% vegetal sem lactose e 0% de colesterol. Nessa categoria, a marca inovou logo depois com o lançamento do primeiro iogurte cremoso – alimento à base de soja e o primeiro creme de soja do Brasil. O consumidor ganha a mais saborosa e completa linha de sucos, com as versões Batavo Néctar de Frutas, Suco + Soja e Smoothies. Estes produtos marcam a entrada da marca no mercado de sucos prontos para beber.--Você sabia?
 Em 2006, a Perdigão S.A. adquire o controle acionário da empresa, reforçando a estratégia de expansão da marca BATAVO. No segundo semestre de 2007, em meados de novembro, a Perdigão passou a deter o controle total da marca, pela qual pagou R$ 155 milhões. Com a fusão da Perdigão com a Sadia, a marca BATAVO passou a fazer parte do portifólio da BR FOODS, e deu início a uma outra fase de diversificação em sua linha de produtos, ingressando em novas categorias.
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A linha do tempo1962
 Lançamento do CHOCO MILK, primeiro achocolatado líquido do mercado nacional. Inicialmente era vendido em garrafas de vidro retornáveis.
1999
 Lançamento de uma nova linha de produtos in natura e embutidos como peru, presunto, patê, mortadela, presunto defumado, salsicha e peito defumado.
2003
Lançamento da linha para o público infantil de PETIT SUISSE BATAVINHO com embalagens de oito unidades, nos sabores morango e doce de leite, e uva com maçã, banana e cereais.
2005
 Lançamento do KISSY SMOOTHIES, bebida refrescante, com apenas 35 kcal, 0% de gordura, sabores inéditos e que mistura num só produto suco de frutas e iogurte. O produto é apresentado inicialmente em três versões: Uvas Roxa e Verde; Laranja, Açaí e Guaraná; e Laranja, Abacaxi e Manga.
 Lançamento do SENSY, primeiro achocolatado com 90% menos lactose do Brasil, formulado especialmente para atender às necessidades específicas dos consumidores com dificuldades na ingestão de lactose.
 Lançamento da linha BATAVO HOLLANDER, composta por queijos nobres como Brie, Camembert, Parmesão e Gorgonzola.
 Novidades também no tradicional Choco Milk, há mais de 50 anos no mercado, com o lançamento de três novas opções: CHOCOMILK LIGHT (70 calorias e 0% de gordura), pó (composto por sete vitaminas que atendem a 30% das necessidades diárias) e sobremesa cremosa (oferece o mesmo sabor da versão líquida).
 Lançamento do primeiro Petit Gateau para microondas do mercado nacional.
 Lançamento dos molhos prontos nas versões Madeira, Strogonoff e Branco.
2006
 Chega ao mercado a linha BATAVO NATURIS SOJA, 100% vegetal, que oferece ao consumidor uma refeição completa à base de soja. A linha inaugura na gôndola refrigerada uma nova categoria, com o lançamento da primeira sobremesa de chocolate à base de soja.
2007
Lançamento da marca FRUITIER de sobremesas 100% à base de frutas.
 Lançamento, em novembro, da PENSE LIGHT (em substituição a Batavo Light), uma nova linha de iogurtes da BATAVO especialmente preparada para quem busca saúde, equilíbrio e bem-estar sem abrir mão do prazer, do sabor e da praticidade. Composta por um mix de 23 produtos, a nova linha também transmite a leveza da fórmula através da identidade visual da família, com a predominância da cor azul turquesa - que reforça a suavidade presente no conceito de bem-estar dos novos iogurtes BATAVO.
2008
 Lançamento do LEITE CONDENSADO BATAVO, elaborado a partir do mais puro Leite Batavo, deixando suas receitas com um toque especial.
 Lançamento da linha Garfield, composta por Lasanha à Bolonhesa e Lasanha de Frango Desfiado, contendo o gato mais carismático das histórias em quadrinhos e apaixonado por lasanhas.
2009
Lançamento do LEITE EM PÓ BATAVO nas versões Integral, Integral Instantâneo e Desnatado Instantâneo.
2010
Lançamento de três novidades no segmento de queijos: Fondue (produto sazonal, focado nos meses mais frios do ano), Parmesão Ralado e Minas Frescal. Os novos produtos chegam para ampliar o portfólio da marca, que já conta com Queijo Mussarela, Queijo Prato e Parmesão em diferentes versões.


--Os slogans

O tempo todo de bem com você. (2009)
De bem com você. (2007)
É Batavo. É de Casa.
Sirva com carinho.
Naturalmente Batavo.
(2005)
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 -O valor
Segundo a consultoria BrandAnalytics/Millward Brown, somente a marca BATAVO está avaliada em R$ 243 milhões, ocupando a posição de número 50 no ranking das marcas mais valiosas do Brasil.
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Dados corporativos
Origem:
 Brasil
Fundação: 1928
 Fundador: Famílias de imigrantes holandeses
Sede mundial: Carambeí, Paraná● Proprietário da marca: BR Foods Capital aberto: Não (subsidiária)
Presidente: José Antonio Fay (BR Foods) Diretor geral:
Wlademir Paravisi● Faturamento: R$ 2.6 bilhões (estimado)
 Lucro: Não divulgado● Valor da marca: R$ 243 milhões (2009)
 Unidades industriais: 2● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
 Funcionários:
1.800● Segmento: Alimentos● Principais produtos: Laticínios e derivados, sucos, carnes e comidas prontas
Ícones:
A holandesa de seu logotipo● Slogan: O tempo todo de bem com você.
 Website: www.batavo.com.br
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A marca no Brasil
A BATAVO conta com uma rede composta por quase mil produtores diretos de leite em 40 municípios.
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Atualmente a BATAVO, terceira empresa na indústria de laticínios do país, fabrica e comercializa uma extensa linha composta por mais de 550 produtos, distribuídos entre iogurtes, alimentos a base de soja, leites (pasteurizado, UHT, aromatizados e fermentado), creme de leite, molhos culinários, sobremesas lácteas, queijos, manteiga, sucos, frios, itens de mercearia e congelados. Do volume produzido pela empresa, 40% é leite e o restante, 60%, composto por refrigerados e demais produtos. Hoje a marca BATAVO tem forte presença nos mercados do Sul e Sudeste e agora, através da rede de distribuição da BR Foods, tem acesso aos mercados do Norte e Nordeste.



As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding, e Wikipedia (informações devidamente checadas).-

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